Você já se perguntou como é feita a burrata? Essa iguaria surgiu na década de 1920, na Itália, em Puglia, uma região ao sul do país, conhecida por suas cidades serranas e quilômetros de costa mediterrânea.
Segundo a BBC, foi criada para minimizar o desperdício de queijo e hoje é reconhecida pelo mundo todo.
Mas você sabe qual é o passo a passo para tornar a burrata perfeita? Cada etapa exige cuidados essenciais!
Sirva-se de uma taça de vinho (ou imagine-se na Itália, o berço da burrata) e continue a leitura de hoje para descobrir todos os detalhes!
Burrata com stracciatella: receita original italiana
A burrata é um tipo de mozzarella fresca, com uma casca firme que envolve um recheio cremoso. E é exatamente aí que está o grande diferencial da nossa receita: somos os únicos no Brasil a produzir burrata com stracciatella, a tradicional mistura italiana de fios de mozzarella com creme de leite fermentado.
Essa é a verdadeira receita da Itália, e é o que garante textura e sabor inigualáveis.
Além disso, é um produto muito versátil, de sabor suave, textura macia e um leve perfume de leite fresco, que proporciona uma experiência gastronômica delicada e marcante a todos os consumidores.
Originalmente produzida a partir do leite de búfala, à medida em que a receita se espalhou pelo mundo, passou a ser utilizado também o leite de vaca em sua fabricação.
Aqui vai uma curiosidade: você sabe a etimologia da palavra “burrata”?
O termo “burrata” deriva da palavra italiana “burro”, que significa “manteiga”. Essa referência se deve à textura cremosa e suave do recheio dessa iguaria italiana, que em seu país de origem é carinhosamente conhecida como uma espécie de manteiga dentro de um envelope de queijo mozzarella.
Mas afinal, como é feita a burrata, esse tesouro da tradição italiana?
Primeiramente, vale ressaltar, que por ser uma iguaria servida fresca, é necessário garantir a qualidade da matéria-prima.
Agora sim, descubra como é feita a burrata:
Primeiro passo
A transformação do leite em queijo envolve várias etapas sendo algumas delas: aquecimento, fermentação e filagem, um processo delicado que dá origem à massa elástica que caracteriza a burrata.
Segundo passo
Quando atinge o ponto ideal, essa massa é trabalhada com habilidade até ficar lisa, brilhante e pronta para receber o recheio especial: a stracciatella, um creme feito com pedaços de mozzarella e creme de leite.
Terceiro passo
Depois de recheada, é resfriada para manter sua textura e frescor. É assim que se cria essa combinação perfeita de sabor suave, interior cremoso e casca delicada.
A burrata pode ter vários tamanhos, de 60g até 200g. Depois de pronta, precisa ser conservada refrigerada em salmoura para não perder sua forma delicada e frescor.
Agora que você já sabe como é feita a burrata, que tal descobrir com o que essa legítima iguaria italiana combina?
Rúcula, manjericão e tomates suculentos (uma paleta de cores que nos transporta direto para a Itália) e aquele toque de azeite extravirgem são acompanhamentos clássicos, e infalíveis, para servir uma autêntica burrata.
Figos frescos, damasco, mel e tomilho compõem uma combinação mais suave e adocicada, já as fatias finas de presunto cru, molho pesto e um toque de pimenta formam uma versão mais intensa e ousada.
Mas a versatilidade da burrata não acaba aí! Ela pode ser servida como entrada em uma salada, em uma tábua de frios com torradas, na massa fresca e ainda finalizando uma deliciosa pizza! Afinal, é aquele toque que faz qualquer prato brilhar!
E aí, gostou do conteúdo sobre como é feita a burrata?
E agora que você já sabe o passo a passo de como é feita a burrata legítima e como seu sabor conquista paladares pela harmonia entre simplicidade e excelência, acesse nosso site e escolha a sua preferida: burrata D’or para sua casa ou nossas burratas Yema para seu restaurante!
Aproveitando que você chegou até aqui, também nos siga nas redes sociais, Instagram e Facebook, e acompanhe nosso canal no Youtube para desfrutar do melhor em frios gourmet no Brasil!
Muito mais do que um queijo, um verdadeiro convite ao prazer dos sentidos!