Como aumentar o ticket médio do seu Empório

Aumentar o ticket médio de vendas oferece diversas vantagens para os negócios, especialmente quando se trata de produtos alimentícios premium que unem qualidade, tradição e sofisticação. Além de impulsionar a lucratividade ao realizar vendas de maior valor por transação, a empresa consegue ampliar sua margem de lucro sem a necessidade de aumentar o número de clientes, otimizando os custos fixos e elevando sua rentabilidade. Esse crescimento também contribui para uma maior competitividade no mercado, pois empresas com um ticket médio mais alto se destacam, oferecendo produtos com maior valor agregado e, assim, conquistando uma vantagem competitiva.

Parece desafiador, mas há estratégias que podem ser tomadas para atingir esse objetivo tão importante dentro do seu comércio:

Ampliação de Mix de Produtos

Atraia nichos de clientes mais exigentes com uma diversidade significativa de produtos! Aposte em produtos variados de alta qualidade e de origens diferentes para atrair seu público.

Ampliar seu mix de produtos permite atender diferentes ocasiões de consumo: desde a ação rotineira, como os queijos para o café da manhã, até os eventos especiais, como os frios utilizados em tábuas elaboradas para receber amigos. Também permite que você explore sazonalidades, como a venda de Fondue, que ocorre especificamente durante o inverno.

Sugestões Inteligentes de Produtos

Produtos de alto valor agregado ganham ainda mais relevância quando apresentados como parte de uma experiência gastronômica completa. Essas sugestões podem ocorrer através de Cross-Selling – ao combinar produtos de categorias diferentes, mas que combinam entre si, como uma massa italiana da Vito Balducci, com um queijo maturado italiano da Granarolo e um Presunto Serrano da Casa Basca – ou com Up-selling – ao sugerir um produto de maior valor, como trocar um parmesão nacional por um Grana Padano em uma receita, por exemplo.

 

Vantagens para Compras Maiores

Clientes que buscam produtos premium estão dispostos a investir mais em qualidade, mas valorizam gestos que reconheçam sua escolha. Para incentivar compras maiores, há campanhas que podem ser ativadas, como Frete Grátis para pedidos acima de um valor pré-determinado e o envio de Brindes Exclusivos. Essas vantagens não apenas aumentam o ticket médio, mas criam uma relação com o consumidor, aumentando sua fidelização.

Facilidade de Pagamento

Para atrair clientes interessados em produtos de alto valor agregado e, ao mesmo tempo, superar qualquer resistência inicial à compra, é importante adotar estratégias que tornem a experiência mais acessível e conveniente. Algumas sugestões eficazes são oferecer parcelamento sem juros – facilitando a forma de pagamento para clientes que desejam fazer compras de valor mais alto -, concessão de descontos estratégicos, como em pedidos feitos via pix ou boleto, e, finalmente, disponibilizar formas diferentes de pagamento – pix, cartão de crédito e boleto, por exemplo. Essas facilidades ajudam a reduzir barreiras de entrada no mercado de itens premium e proporcionam aos consumidores a oportunidade de se familiarizarem com marcas diferenciadas.

Portfólio Premium

Todas as estratégias anteriores ajudam – e muito! – no aumento do ticket médio, principalmente quando falamos de comércio de produtos alimentícios, mas há algo que não pode faltar: um portfólio de alta qualidade com produtos premium.

Invista em produtos de alta qualidade e de origem segura, como os oferecidos pela Granarolo Brasil. Responsável pela distribuição de grandes marcas de queijos, frios, massas e manteigas, nacionais e importadas, no país, a Granarolo Brasil oferece um portfólio excepcional para negócios que desejam elevar seu ticket médio através da venda de produtos de alto valor agregado.

Empórios e varejistas que investem em marcas como a Vito Balducci, de frios e massas gourmet de origem italiana, a Casa Basca, de frios tradicionais espanhóis, a D’or, de queijos nacionais de altíssima qualidade, e a Paysan Breton, referência em queijos franceses, não estão apenas vendendo produtos, estão oferecendo experiências gastronômicas que justificam o preço premium.

Clique aqui e conheça o portfólio completo que a Granarolo Brasil oferece ao seu negócio!