Queijos e laticínios: conheça 4 dicas para armazenar

queijos-e-laticinios

Os queijos e laticínios devem ser armazenados com alguns cuidados especiais para manter seu frescor, sabor e qualidade. 

Separamos algumas dicas para te ajudar a prolongar a durabilidade desses produtos e garantir seu consumo de forma segura. 

Agora é hora de abrir a geladeira (e os olhos!) para aprender como conservá-los da melhor forma… Vamos lá?!

4 dicas para armazenar corretamente queijos e laticínios

É natural abrirmos queijos e laticínios e não consumi-los inteiros de uma só vez. Para manter seus produtos sempre frescos, siga as nossas 4 dicas de hoje:

queijos-e-laticinios

1. Primeiro passo, cuide da refrigeração

Para manter a qualidade e a segurança dos queijos e laticínios após abertos, é importante armazená-los sob refrigeração adequada. Isso ajuda a preservar o sabor, a textura e a integridade dos produtos.

  • Leites e iogurtes devem ser guardados nas prateleiras superiores ou intermediárias da geladeira, onde a temperatura costuma ser mais estável.
  • Queijos podem ter diferentes necessidades de conservação, dependendo da variedade, por isso é importante seguir as orientações do fabricante.
  • A manteiga e o creme de leite também devem ser mantidos refrigerados, de acordo com as instruções indicadas na embalagem.

Além disso, é fundamental evitar oscilações bruscas de temperatura (e isso vale para todos os queijos e laticínios). Pensando nisso, evite deixá-los muito tempo fora da geladeira e, após o consumo, antes de guardá-los novamente, verifique se as embalagens estão bem fechadas.

Vale lembrar que alguns queijos, como o parmesão e outros queijos duros, podem ser mantidos em temperatura ambiente. Ainda assim, o melhor é sempre seguir as orientações do fabricante que vêm no rótulo do produto, garantindo assim a conservação ideal e a qualidade do produto.

2. Cada um dos queijos e laticínios possuem características específicas de conservação

Saiba como armazenar corretamente após abrir a embalagem original e manter a qualidade dos produtos por mais tempo. Fique atento ao prazo de validade após a abertura, que está sempre indicado na embalagem.

  • Leite: deve ser consumido em até 5 dias após aberto. Além disso, é recomendável armazená-lo na prateleira da geladeira e não na porta (essa área sofre variações constantes de temperatura).
  • Queijos frescos (minas frescal, creme de ricota, cottage e mozzarella de búfala): por conterem muita umidade, precisam ser armazenados em geladeira em recipientes bem fechados para evitar o ressecamento. As mozzarellas de búfala devem ser mantidas na sua embalagem original com a salmoura. Cottage e creme de ricota, também devem ser mantidos nas embalagens originais com a tampa bem fechada. No caso do queijo minas frescal, é recomendável remover o soro acumulado na embalagem, e guardar em um pote com tampa.
  • Queijos curados (parmesão, provolone e grana padano): em ambientes mais quentes, é comum que apresentam oleosidade, por isso, para prolongar a durabilidade, é recomendado mantê-los na geladeira. Caso não consuma todo o produto logo após abrir a embalagem original, envolva-o bem em plástico-filme. Por serem produtos de baixa umidade, costumam ter um prazo de validade mais longo, mesmo depois de abertos.
  • Queijos suaves (prato, mussarela e estepe): após abertos também devem ser envolvidos em plástico-filme e consumidos dentro do prazo de validade informado na embalagem.
  • Queijos de mofo azul (gorgonzola): devem ser armazenados na geladeira, e precisam ser completamente envolvidos em plástico-filme ou alumínio para manter a cremosidade e prolongar sua vida útil. Vale lembrar que é natural que o mofo se espalhe com o tempo, assim como é esperado que o sabor se intensifique e que a casca ganhe uma coloração mais alaranjada.
  • Queijos de mofo branco (brie e camembert): após abertos, devem ser novamente embrulhados na embalagem original, que possui microporos responsáveis por proteger e preservar as características. Caso tenha descartado a embalagem, embale-os bem em plástico-filme e conserve na geladeira. Assim como o queijo de mofo azul, os queijos de mofo branco também continuam desenvolvendo o mofo e seu aroma se torna mais pronunciado.
  • Requeijão e queijos fundidos (fondue de queijo): os requeijões precisam ser refrigerados quando chegam em casa, e durante toda a utilização do produto. Já os fondues de queijos que ficam expostos gôndolas não refrigeradas, podem ser guardados fora da geladeira se forem vendidos assim, até o seu consumo.
  • Iogurtes: devem ser consumidos até a data de validade indicada na embalagem e mantê-los bem fechadinhos sob refrigeração adequada todo esse período.
  • Manteiga: para prolongar sua vida útil, pode ser armazenada no congelador por até 6 meses, isso garante que o produto não perca sabor e nem a textura.

3. Evitar o desperdício de queijos e laticínios começa com um bom planejamento

Compre a quantidade que será consumida dentro do prazo de validade e, ao armazenar, dê preferência para deixar os produtos com vencimento mais próximo à frente da geladeira, facilitando o consumo.

queijos-e-laticinios 

Além disso, aproveite as sobras com criatividade, os queijos combinam com molhos, sopas e gratinados, e os iogurtes são ótimos em smoothies ou até mesmo receitas de bolos.

Vale lembrar que cada tipo de queijos e laticínios têm características próprias, como textura, cheiro e aparência, que variam naturalmente. Nem toda mudança indica que o produto está estragado. Por isso, é importante conhecer as particularidades de cada um antes de descartá-lo.

4. A embalagem influencia na conservação dos queijos e laticínios

Procure conservar queijos e laticínios bem protegidos após abertos, evitando deixá-los expostos ao ar. Sempre que possível, utilize recipientes bem vedados ou envolva os produtos com materiais apropriados, como papel manteiga ou plástico-filme, para ajudar a preservar a textura e o frescor, evitando o ressecamento. 

Já o leite, cremes de queijo, requeijões e os iogurtes devem permanecer em suas embalagens originais fechadas. E é claro, se for reutilizar os potes e frascos, certifique-se de higienizá-los corretamente para evitar qualquer tipo de contaminação.

Dica extra:

Na hora da compra, de consumir ou trocar de recipiente, sempre lembre-se de observar o prazo de validade indicado pelo fabricante na embalagem original do produto.

E aí, gostou do conteúdo com diversas dicas para conservar seus queijos e laticínios?

Esperamos que nossas dicas sobre como armazenar corretamente queijos e laticínios tenham te ajudado. 

E agora que você já sabe como preservar a qualidade e sabor de  cada um deles, que tal conhecer a linha completa da Granarolo? Com uma variedade de texturas e sabores que capturam a tradição e o mais alto padrão da culinária europeia, cada escolha é uma experiência única. 

Aproveitando que você chegou até aqui, também nos siga nas redes sociais, Instagram e Facebook, e acompanhe nosso canal no Youtube para desfrutar do melhor em queijos & frios gourmet no Brasil!

Aproveite até a última fatia, colherada ou gole, o melhor do sabor vem com Granarolo.