Pontos Brancos no Presunto Cru: Sinal de Qualidade ou Problema?

presunto pata negra

Você já adquiriu um presunto cru de alta qualidade em seu empório ou supermercado preferido, e ao abrir a embalagem, se deparou com pontinhos brancos nas fatias? Essa imagem pode gerar dúvidas imediatas: será esse um indicativo de qualidade ou um sinal preocupante de deterioração?

É normal que surjam questionamentos sobre a segurança e o frescor do produto. Porém, pode ficar tranquilo! Você verá que é um bom sinal!


O Que São Esses Pontinhos Brancos?

A verdade é que eles são cristais de tirosina, um aminoácido não essencial que está presente em diversos alimentos. Esta cristalização é uma característica do processo natural de cura e maturação do presunto cru, funcionando inclusive como um indicativo de tradição e qualidade do produto.

Essa é uma transformação natural que, além de enriquecer o sensorial do produto, também é um sinal de que a maturação foi realizada de maneira correta, agregando valor ao presunto cru e destacando sua qualidade superior.

E A Tirosina Faz Bem?

presunto parmaSim, a tirosina é o percursor de importantes neurotransmissores como a adrenalina, noradrenalina e a dopamina, que é conhecida como um dos hormônios da felicidade.

Vamos conhecer outros benefícios da tirosina?

  • Pode melhorar o humor, o foco e a atenção
  • Pode diminuir a ansiedade e a insônia
  • Pode melhorar o rendimento durante treinos e reduzir a fadiga
  • Pode auxiliar na manutenção do foco e da concentração
  • Pode ajudar a reduzir o estresse e cansaço associados aos treinos


Curiosidades Sobre o Presunto Cru

Agora que você já sabe que os pontinhos brancos são um bom sinal, aprecie essas curiosidades que vão te surpreender:

🔸 O presunto cru é considerado um dos mais saudáveis e naturais entre os tipos de presunto, pois não tem conservantes! É apenas pernil suíno e sal.

🔸 O processo de desidratação pode levar até 11 meses – e tem presunto que demora de até 3 anos para ficar pronto. É muita dedicação para chegar ao seu prato!

🔸 Quanto mais tempo de cura, mais intenso o sabor. Por isso, os presuntos curados por longos períodos costumam ser mais valorizados e deliciosos.

presunto serranoEntão, Pode Comer Sem Medo?

Pode sim! O presunto cru, o presunto parma ou serrano, passa por um processo de cura rigoroso que o torna seguro para consumo, desde que seja adquirido de fontes confiáveis e produzido sob padrões adequados de higiene e controle.

Os presuntos crus da Vito Balducci são sinônimos de tradição italiana, alto padrão e garantia de qualidade. Marca líder no mercado brasileiro de produtos importados da Itália, a marca conta com também com os exclusivos Presunto Parma e Presunto San Daniele, com 12 e 13 meses de maturação respectivamente, que possuem o selo DOP.

 

Ao buscar produtos de tradição espanhola, a Casa Basca é líder no segmento de produtos importados da Espanha. Com produtos de altíssima qualidade, como o presunto serrano e o presunto Pata Negra, que possui 24 meses de maturação.

presunto pata negraAlém de Itália e Espanha, os presuntos crus portugueses da Figueiras são sinônimos de alta qualidade e tradição. A D’or também possui presuntos crus importados da Itália e Espanha, símbolo da alta gastronomia europeia.

Agora que você já virou um expert em presuntos, que tal compartilhar essa dica com os amigos?

Da próxima vez que alguém perguntar sobre os pontinhos brancos, você já tem a resposta na ponta da língua! 😉